contos indígenas

contos indígenas
Elisângela Pimenta

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Leia o texto abaixo e responda as questões propostas:


No início do mundo
Aturi Kayabi

No início do mundo as coisas eram todas mal feitas.
Não tinha a noite, só existia o sol.
O dia não tinha fim.
As pessoas trabalhavam sem parar.
Quando dava sono nas pessoas, elas dormiam, acordavam, o sol ficava no mesmo lugar.
O sol era muito quente, a gente assava peixe, cozinhava e torrava farinha, na quentura do sol.
Até que certo dia, o pajé pensou em mudar.
Ele pegou duas cabaças de amendoim, uma com amendoim branco, outra com amendoim preto.
Primeiro, ele quebrou a cabaça de amendoim preto, e a noite chegou.
O pajé dormiu para fazer a distância da noite.
Ele acordou às 3 horas da madrugada e disse: vou dormir mais um pouco.
Quando deu 5 horas, ele quebrou outra cabaça de amendoim branco e o dia clareou.
Por isso que temos o dia e a noite.


(Em: *Antologia da floresta*. Rio de janeiro: Editora Multiletra, 1997. p. 12.)

1. Procure na lenda três coisas que estão relacionadas com a cultura dos índios. Escreva no seu caderno.

2. As lendas indígenas contam como surgiu alguma coisa. Observe a lenda "No início do mundo". Segundo ela, como surgiram o dia e a noite?

3.Você conhece outra explicação para o fato de haver o dia e a noite? Converse com os colegas e dê a sua opinião.

ASPECTOS GRAMATICAIS

1. Leia este texto:

O nascimento das estrelas
Lenda indígena

As índias precisavam colher milho para fazer a comida da tribo. Chamaram os curumins ''''' foram com eles para a roça.
Não demorou muito ''''' eles encontraram muitas espigas amarelinhas.
''''' os curumins eram gulosos, pegaram todo o milho, trouxeram para a aldeia ''''' deram para as avós fazerem bolos. ''''' eles comeram tudo!
''''' os curumins ficaram com medo das índias. Pediram aos colibris que amarrassem um cipó no topo do céu ''''' começaram a subir nele.
''''' as mães voltaram da roça, ficaram assustadas vendo os curumins subindo no cipó. Resolveram subir também, atrás deles.
''''' as mães caíram no chão e se transformaram em onças. ''''' os curumins já não podiam mais voltar para a Terra ''''' ficaram para sempre no céu, transformados em gordas estrelas.

1.Faça um desenho para esse texto no seu caderno.

2. Copie o texto no caderno e deixe os pontinhos. Depois responda: Quantos parágrafos tem o texto? Pinte cada parágrafo de uma cor diferente.

3. Dentro dos pontinhos escreva palavras para ligar as frases do texto. Escolha as palavras que você achar adequadas ao texto.
e -- quando -- mas -- como -- então -- daí -- aí

Essas palavras que você usou para ligar as frases do texto são chamadas de *conectivos*.
Os *conectivos* "amarram" as palavras do texto para que as frases não fiquem soltas. Eles fazem a *conexão* entre as frases do texto. Existem muitos *conectivos* na nossa língua. Veja alguns:
e -- mas -- porém -- quando -- então -- se -- daí -- ou -- conforme -- porque

4. Trabalho em grupo:
• Encontre um texto em jornais ou revistas, recorte-o e cole em papel grosso, como cartolina.
• Copie os conectivos do texto em uma folha de papel. Cole a folha em cartolina e depois recorte cada um dos conectivos.
• Cubra os conectivos do texto com caneta até não dar para ler.

A classe deve arrumar duas caixas. Em uma ficam os textos e na outra os conectivos recortados.
Cada grupo sorteia um texto. Os conectivos ficam na caixinha. Os grupos podem escolher, quais conectivos devem ser usados no texto sorteado?

Produção de texto

O Brasil já foi só dos índios. Hoje muitas nações indígenas têm contato com a cultura branca e acabam mudando seus costumes.
Mas existem muitas nações que estão lutando para preservar as suas tradições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário