contos indígenas

contos indígenas
Elisângela Pimenta

domingo, 10 de julho de 2011

ESCOLA MUNICIPAL CHIRLENE CRISTINA PEREIRA

Disciplina: Português Turma: 9 ano A e B

Professora: Elisângela Vitor Data:________/_________/ 2010


Leia o texto abaixo para responder as questões propostas.



Canta Brasil

As selvas te deram nas noites Também na beleza desse céu

Teus ritmos bárbaros Onde o azul é mais azul

E os negros trouxeram Na aquarela do Brasil

Reservas de pranto Eu cantei de Norte a Sul

Os brancos falaram de Mas agora o teu cantar

Amor Meu Brasil quero escutar

Em suas canções Nas preces da sertaneja

E dessa mistura de vozes Nas ondas do rio-mar

Nasceu o teu canto Ô esse rio turbilhão

Brasil Entre selvas de rojão

Minha voz enternecida Continente a caminhar

Já adorou os teus brasões No céu, no mar, na terra

Na expressão mais comovida Canta Brasil

Das mais ardentes canções

Gal Costa. (Composição: Alcir Pires Vermelho / David Nasser)



1) Procure no dicionário as palavras:

a) pranto b) brasão c) turbilhão d) aquarela



2) Os dois primeiros versos da canção nos falam de um dos povos formadores de nossa população. Qual é esse povo? Onde vivia?



3) A raça negra trouxe “reservas de pranto”. Por quê? O que você sabe sobre a história dos negros no Brasil?



4) Quais as vozes que se misturaram para formar o “canto brasileiro”?



5) “Eu cantei de Norte a Sul”. Como podemos caracterizar esse eu que fala na canção?



6) A quem se dirige a canção? Coma você sabe disso?



7) Segundo a letra da canção, como é possível ouvir o “canto do Brasil”? Onde esse canto pode ser encontrado?



8) Quais são os “brasões”, os “símbolos” do Brasil de que nos fala o texto? (Há uma só alternativa correta).

a) A bandeira nacional. b) A natureza brasileira. c) As mais ardentes canções.



9) “Continente a caminhar”. Porque o Brasil é chamado de país-continente?

Um comentário: